ARTIGOS/ENTREVISTAS

Internet é nossa aliada. - 17/07/2012 - Rita Vasconcelos

A presidente da Associação da Brasileira das Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS), Rita Vasconcelos é a segunda autoridade das agências de viagens entrevistada pelo DT. A ideia desta editoria é identificar os principais problemas e desafios dos profissionais das agências de viagens do Brasil, de Norte a Sul. Rita, em entrevista ao repórter Luis Adorno, diz que o grande desafio é a valorização do agente de viagem e que a internet é uma aliada. Confira abaixo:



DIÁRIO – Quais são os desafios que os agentes de viagens enfrentam hoje no Rio Grande do Sul?


RITA VASCONCELOS – Hoje em dia, nós até iniciamos uma campanha, nosso grande desafio é valorização do agente de viagens, dos serviços prestados pelo agente de viagens, não que a gente tenha uma concorrência com a internet. Nós vemos a internet como uma aliada. Ela é como um fonte de informação para os passageiros, mas o que a gente ta procurando, que é a nossa grande meta no momento, é essa valorização do trabalho do agente de viagens, para que ele seja consultado na hora do passageiro fazer a compra, buscar a viagens, buscar o serviço de uma agência de viagens qualificada. Então esse é um dos nossos grandes desafios, nós começamos uma campanha desde o meio de junho, que terá um ano de duração, e nós estamos usando as redes de comunicação, as redes sociais, utilizando os nossos próprios e-mails, divulgando sempre uma frase por mês com essa valorização do agente de viagens.


DIÁRIO – Como tem sido a adesão de novas agências à Abav do Rio Grande do Sul?


RITA VASCONCELOS – Olha, essa diretoria atual está no segunda mandato, e nós tivemos uma adesão bastante significativa de novas agências, principalmente as agencias de receptivo, como nós somos uma das cidades-sede da Copa, isso acaba movimentando as empresas de receptivo, ganhando o respeito, o próprio governo do Estado preocupado com essa situação, uma aproximação muito grande com o governo do Estado e com essa aproximação nós conseguimos trazer a agência de receptivo pra dentro da Abav e desenvolver um trabalho junto com eles também.


DIÁRIO – Quais são os gargalos que o turismo do Estado vem enfrentando?


RITA VASCONCELOS – Eu te diria que aqui é muito diversificado e tem muito modismo também, de acordo com a temporada. Tem mudado muito. No inverno, por exemplo, quando chegava nessa época, o gaúcho ia pros Estados Unidos, pra Disney ou pra região de esqui do cone sul, agora não; hoje a gente já tira férias mais longas e segue para a Europa e demais destinos e isso em função também da estabilidade da nossa moeda, em síntese, mudou o perfil de destino do público gaúcho, inclusive eu te diria que o público gaúcho é um dos que mais viajam para o exterior.


DIÁRIO – Você acha que os cursos que são oferecidos pela Abav Nacional são suficientes?


RITA VASCONCELOS  – Os cursos, nós mesmos já conversamos e pedimos uma atualização, uma modernidade nos cursos. Nós já tivemos grandes cursos como o Projeto Pró-Agências que pra mim foi um dos mais bem montados desses últimos tempos; eu participei de todas as fases e realmente é um dos melhores até hoje desenvolvido nessa área de treinamento. Tem palestras excelentes. Temos alguns palestrantes ainda no quadro do Iccabav muito bons, mas o mercado tem mudado muito, então nós temos pedido uma atualização de assuntos e epalestrantes para que venha o que há de melhor para os agentes de viagens do momento.




ABAV
ABAV Nacional Av. São Luís, 165 1º andar, Cj. 1 B - Centro - CEP 01046-001 - São Paulo - SP
Fone / Fax:(11) 3231-3077 - abav@abav.com.br